Logo
Ginástica Artística Masculina Ginástica Artística Feminina Ginástica Rítmica Ginástica Aeróbica Esportiva Ginástica de Trampolim Ginástica para Todos Ginástica Acrobática
 
Você está em: Inicial > publicacoes > exibir.php



 
Maximizar


Ginasticando Geral Nº 02/05



06/02/2013

GYMNASTICANDO GERAL

   Gymnformando – ano I – nº2 – Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2005

Editora: Profª Geísa Bernardes

 

 

O trabalho em conjunto, o espírito de equipe e o incentivo de diversos segmentos da Ginástica Brasileira colaboraram para a realização de um novo gymnformando. No Congresso Técnico do Festival no Clube Militar realizado em 01 de julho foram distribuídos os primeiros números impressos do Gymnasticando Geral. Após sua divulgação de forma virtual surgiram, de imediato, colaboradores preciosos incentivando e apoiando a iniciativa. A Prof. Elizabeth Paolielo que disponibilizou a Secretaria do Comitê Latino Americano da ISCA; a Profª Andréa João, Presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro que no site www.ginasticario.com.br divulgará este informativo; os colegas Saddock, Marynelma e Margareth que prontamente enviaram endereços eletrônicos para maior amplitude das informações. Deixo o meu agradecimento no sentimento dessa maravilhosa poetisa Cora Coralina:

 

 

Não sei...
Se a Vida é curta
Ou longa demais para nós...
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes, basta ser
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo, que sacia,
Amor, que promove.
E, isso não é coisa d'outro mundo
É o que dá sentido
À vida
É o que faz com que ela
Não seja nem curta
Nem longa demais
Mas que seja
Intensa,
Verdadeira,
Pura...
Enquanto durar.
Feliz quem transfere o que sabe e aprende o que ensina.

 

 

LANÇAMENTO DO GYMNASTICANDO GERAL

LUIZA MACHADO

GINASTA DO COLEGIO PLINIO LEITE

  

Luiza Machado

 

 

Festival de Ginástica, Dança, Folclore e Acrobacia Aérea:

 

O Festival no Clube Militar foi brilhante, ginásio lotado, 12 equipes, 300 participantes e muita alegria no ar. Uma chuva de bolas embalou a confraternização final. Destacaríamos neste evento o grande número de participantes infantis. Parabéns às equipes e até o próximo aniversário!

 

GINASTA DO AMERICA F. CLUB,

LUIZA FILGUEIRAS – REPRESENTANTE DO BRASIL EM PORTUGAL


LUIZA FILGUEIRAS

 

 

UNIÃO DE GERAÇÕES


UNIÃO DE GERAÇÕES

 

Sucesso o I GIMFEST em Campos dos Goitacazes

Foi realizado no dia 09 de julho no Ginásio de Esporte do Censa o 1º GINFEST.Cumprimentamos a Profª Dorinha Vianna e sua equipe pela excelente organização do festival. Paralelo ao evento encontramos as Profªs Patrícia, Maria Teresa e Helena da Sociedade Brasileira de Ginástica Geral. A Profª Helena ministrou oficina abordando aspectos da arte Circense como elemento da Ginástica Geral. Muitos ginastas e profissionais da área participaram desta atividade.

 

TROFÉU DO EVENTO


TROFÉU DO EVENTO

 

Instituto Abel comemorou 50 anos!

Foi também um sucesso o IV Festival de Ginástica Laura Seixas, realizado em Niterói em 15 de julho. O evento reuniu 14 equipes e gostaria de ressaltar o trabalho do Grupo Oratório Mamãe Margarida que é mantido pelo Colégio Salesiano Santa Rosa e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora há mais de seis anos. Exemplo de inclusão da ginástica num projeto social onde se apresentaram 40 adolescentes dirigidos pela Profª Loreta Duboc e sua auxiliar Lindalva Teixeira.

 

ARTE E MOVIMENTO NOS 50 ANOS DO INSTITUTO ABEL

ARTE E MOVIMENTO NOS 50 ANOS DO INSTITUTO ABEL

 

Beleza não tem Idade

 

No dia 05 de agosto no Riocentro realizou-se o 13º Congresso Científico Internacional de Estética com a presença de conferencistas dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Portugal, Itália, Rússia e Brasil. O Grupo Ilona Peuker, grupo master de ginástica  foi convidado para encerrar as atividades da programação científica com uma apresentação de GG. A experiência de vida aliada a um corpo saudável e a uma mente tranqüila são as melhores formas para continuarmos produtivos. Assim a Profª Ligia Azevedo anunciou o Grupo para a apresentação do espetáculo Beleza não tem Idade. A Prof. Geísa Bernardes enriqueceu a performance com a projeção de vídeos nos 5 telões existentes.

 

GRUPO NO CONGRESSO CIENTÍFICO

 

            Novo site conta o início da História da Ginástica Rítmica no Brasil

 

Apreciar uma caminhada rica, colorida e cheia de amor ao movimento navegando no site www.ilonapeuker.com é aprender um pouco mais...É reviver um passado glorioso de muitas lutas e muitos sucessos. É acompanhar o engatinhar de uma modalidade que já se tornou Olímpica. É resgatar a História da Ginástica Rítmica para nós brasileiras. Eu teria tanto a enumerar! Assim, cumprimentamos a Sra Anna Maria Peuker, filha da Profª Ilona Peuker pela iniciativa do resgate de tão rico material e Heloisa Frossard que desenvolveu de forma bela e profissional toda essa caminhada pela web.  Uma “Arte” que merece nossos aplausos.

 

Mascote

 

O significado da palavra é interessante: coisa ou pessoa a que se atribui o dom de proporcionar boa sorte, felicidade. Amuleto, talismã, pessoa de estimação. Quem já não teve um ou uma mascote? Está lançado o convite para divulgar o seu ou a sua “MASCOTE”.

Na verdade, sempre me atraiu a idéia de ter Mascote, acho encantador a forma como se procura algo ou alguém para representar esse talismã.

O Grupo Ilona Peuker possui uma mascote viva, que  traz boa sorte e felicidade por onde caminha. Tem 85 anos, foi professora de educação física, hoje é ginasta e um “exemplo de vida”. Alegre, amiga, super responsável, muito disciplinada, sempre presente e pronta a colaborar. Enfim, de bem com a vida.

Apresento nossa mascote, a ginasta Maria das Graças Silveiro:

 

Maria das Graças Silveiro

III Fórum Internacional de Ginástica Geral

 

Aproxima-se a data do encontro entre os estudiosos e apaixonados pela Ginástica Geral. Participe, entre os dias 19 e 28 de agosto no SESC – Campinas-SP.

 

                                         STUDY TOUR – 2005

          Relatos sobre uma excelente experiência de intercâmbio

 

Nossa viagem continua no olhar de cada um dos companheiros. Seria um grande compartilhar se todos nós pudéssemos relatar nossas experiências. Para dar o seu depoimento convidei o Profº Marco Antonio Coelho Bortoleto, Doutor em Educação Física – Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – Espanha Grupo de Estudos em Ginástica Geral (GGU – Unicamp), Laboratório de Praxiologia Motriz (INEFC – Lleida)

 

Barcelona, 12 de agosto de 2005

 

Viajar é uma atividade que por natureza permite conhecer outras realidades, ou melhor, outras culturas. Quando saímos das fronteiras do nosso ambiente cotidiano temos a oportunidade de conhecer outras formas de pensar e de viver, e com isso aprendemos a superar preconceitos, respeitar diferenças culturais e temos subsídios que nos permitem comparar estas diferenças. Cada pessoa responde de forma diferente aos estímulos que nos oferece uma viagem: alguns simplesmente passam, olham e desfrutam dos lugares, das paisagens: outros admiram e conseguem estabelecer interessantes comparações com suas realidades de origem, e outros são capazes de observar detalhes que possivelmente ajudarão a entender melhor todas as diferenças que possuem as distintas culturas. Isso significa, que viajar requer uma preparação, certa abertura dos sentidos, uma predisposição, uma especial sensibilidade e, finalmente, boas companhias, bons motivos, um bom planejamento e tranqüilidade para poder absorver tantas informações novas e diferentes.

 

Este “Study Tour”, foi uma atividade planejada por muitas pessoas e pôde ser realizada graças à colaboração de varias instituições e ao apoio de muitos profissionais. Uma viagem totalmente organizada de forma voluntária e com um único objetivo: compartilhar experiências sobre o mundo da Ginástica. Uma verdadeira odisséia guiada por e-mail, telefonemas e outras formas de comunicação que superou diferenças de idiomas e a distância que existe normalmente entre os participantes. Somente por sua complexidade esta viagem merece ser lembrada e comentada.

 

Depois de meses de preparação se formou um grupo de 20 pessoas, de diferentes paises (Argentina, Brasil, Peru...), partindo majoritariamente de São Paulo a Berlim com a esperança de conhecer melhor outras realidades de prática da Ginástica Geral e a perspectiva que possuem estes outros praticantes sobre este fenômeno gímnico. Eu particularmente, depois de perder um vôo, de demorar várias horas para encontrar o alojamento, cheguei diretamente da Espanha para encontrar-me com este grupo conhecendo apenas algumas pessoas e buscando “por instinto” encontrar-lhes dentro do imenso centro de convenções de Berlim onde se concentravam milhares de pessoas desde o primeiro dia. Certamente, restringirei a contar minhas impressões da viagem pela Alemanha, pois lamentavelmente não pude participar da segunda parte do tour (uma longa visita a diferentes centros educativos e esportivos dinamarqueses).

 

Durante uma semana nossos colegas alemães nos presentearam com um evento extremamente organizado e bem informado, que apenas poderia ser melhorado ampliando as informações em inglês (que eram mínimas) e por um pouco mais de cordialidade por parte de alguns cidadãos locais.

 

Fomos testemunhas de como se pode organizar um festival unindo atividades competitivas e demonstrativas, para todas as idades, todos os níveis, sem excluir ninguém do programa. Vimos como aproximadamente 100.000 pessoas conseguiram conviver durante vários dias em alojamentos e fora de suas residências habituais em plena harmonia e sem conflitos, festejando e praticando ginástica ou outras atividades físicas com a intenção de confraternizar, intercambiar idéias, conhecimentos e cultura.

 

Esta viagem nos permitiu conhecer mais de perto a filosofia inigualável do movimento ginástico TURNEN, um projeto de vida onde a prática do exercício físico, especialmente da ginástica, é um fator essencial para a qualidade de vida e um elemento de coesão social e cultural. Um projeto de “esporte para todos” que respeita qualquer tipo de diferença e que recebe um grande apoio do governo, como não poderia deixar de ser.

 

Vimos como a Ginástica Geral, entendida como filosofia ou modo de praticar a Ginástica de forma inclusiva permite que outras atividades, como a dança, o circo, os esportes, etc., permeiem sua prática sem modificar sua essência demonstrativa e participativa. Vimos também como é possível realizar competições para aqueles que querem competir sem que o perdedor se sinta pior que o ganhador, algo difícil segundo os valores que regem nossa sociedade atualmente. Um modelo de evento que deveria inspirar nossas federações, nossos representantes e que deveria ser conhecido por nossos políticos, normalmente tão concentrados nas atividades burocráticas que deixam de lado sua verdadeira função: o atendimento e a representação cidadã.

 

Durante o evento, pudemos visitar uma enorme feira de materiais esportivos (principalmente ginásticos), comer diferentes comidas típicas, visitar diferentes instalações esportivas, assistir a galas e espetáculos, ver exposições (filatélicas, fotos, etc..), passear por praças e monumentos (quase todos rodeados de gente fazendo ginástica)... Enfim, vimos uma Berlim mais viva, mais alegre, mais saudável, mais gímnica...

 

Antes de terminar queria comentar um fato que em minha opinião ilustra perfeitamente a amplitude do espírito do Turnfest. Um dos meus companheiros de quarto, ou melhor, de sala de aula, pois o alojamento foi em escolas públicas, era um educado senhor alemão de 65 anos, residente em Montreal (Canadá) há mais de 20 anos e que abandonou sua família, seu trabalho e sua casa para viver o Turnfest, um exemplo da força que possui este evento cultural para estas pessoas. Uma pessoa que me contou que não pode deixar de participar deste festival porque desde que tinha 10 anos se sente como um membro a mais desta família que se reúne para praticar ginástica durante uma semana.

 

Espero que este breve relato ajude a outros companheiros a animar-se a participar nas futuras expedições do Grupo Ginástico Unicamp, e que ilustre também a nobre intenção deste grupo acadêmico-profissional em divulgar e ampliar seus conhecimentos sobre a GG e seus contatos nacionais e internacionais.

Queridos amigos da Ginástica, isso é o Turnfest, cultura vivida intensamente sem preconceitos. Gostaria de agradecer a todos que participaram, colaboraram e especialmente aqueles que organizaram esta viagem, e que preferi não mencionar o nome, mais a quem sou imensamente grato.

Para finalizar, queria dizer que já iniciamos os contatos para que o próximo Study Tour visite várias universidades, centros de treinamento e pesquisa em ginástica na Espanha, França e Inglaterra, toda uma aventura que nos permitirá conhecer e intercambiar conhecimentos com diferentes alunos, ginastas e profissionais da área. Preparem-se!

 

 

EVENTOS DE GG NO BRASIL - 2005

 

III Fórum Internacional de Ginástica Geral                                                               

SESC-Campinas-SP                                                      19 a 28/08

 

II Festival Nacional Universitário de Ginástica, Dança, Acrobacia e

Artes Circenses/ Lindagg

         Córrego do Bom Jesus – MG                                          27 a 28/08                                                                                                                                                                    

 

XXIII Copa AABB – Niterói                                  30/09, 01 e 02/10                                                           

                                                                                                                                 

Festival Nacional – Norte/Nordeste                                13 a 16/10                                                        

 

          Festival Nacional-Sul/ Sudeste RS                                       07/09

                 

17º Encontro Escolar de GR – UERJ

Instituto de Educação e Desporto                                         09/11

 

         III Mercosul International                                             01 a 04/12

             GYM Festival

 

         Festival Mineiro de Ginástica                                               07/12

         Promoção FMG

 

 

 

                             2006

                                                                        

 

IV ENGYDAN – Encontro Nacional de Ginástica e Dança

Colégio Plínio Leite – Niterói – RJ                                   03 a 09/01

 

            XIII Curitiba International Cup – PR                                   14 a 18/06

 

 EVENTOS INTERNACIONAIS NA EUROPA

 

Berlin Masters of Rhythmic

Gymnastics                                                        16 a 18-09/ 2005

 

45 Festival Internacional de GG

Blume Gran Canária  - Espanha                         26-11 a 4-12/2005

 

 NRW Gymnaestrada

Wuppertal – Alemanha                                        19 a 21-06/2006

 

SunSvoli: International Gymnastics

Festival- Tampere- Finlândia                                 8 a 11-06/ 2006

 

Gym 2006

Kristiansand – Noruega                                   28-06 a 3- 07/2006

 

Danish Festival of Sport and Culture

(Landsstaevn) Harderslev- Dinamarca               29-06 a 2-07/2006

 

XIV.Sokol  Gymnastics Festival            

Praga – República Tcheca                                        1 a 6-07/2006

 

 

8 Festival Del Sole

Riccione- Itália                                                       2 a 8-07/2006

 

Argintona 2006

Argentona – Espanha                                            8 a 14–07/2006

 

Turnfest 2006

Linz – Áustria                                                      10 a 15-07/2006

 

13th World Gymnaestrada

Dornbirn – Áustria                                                 8 a 14-07/2007

 

World Artistic Gymnastic

Stuttgart –Alemanha                                              1 a 9-09/ 2007

 

Internationales Deutsches Turnfest

Frankfurt –Alemanha                                                            2009

 

                                                      

SUGESTÕES DE SITES:

 

Confederação Brasileira de Ginástica

www.cbginastica.com.br

 

Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro

www.ginasticario.com.br

 

Boletim Brasileiro de Educação Física

www.boletimef.org

 

International Sport and Culture Association - ISCA

www.isca-web.org

 

Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e Ginástica Geral

www.lindagg.net

 

13Gymnaestrada Mundial

www.wg2007.com

 

Federação Internacional de Ginástica - FIG

www.fig-gymnastics.org

 

União Pan-americana de Ginástica – UPAG

www.usa-gymnastics.org

 

Gymnastik Ollerup

www.ollerup.dk

 

Gymnastik Viborg

www.giv.dk

 

Sociedade Brasileira de Ginástica Geral

www.ginasticageral.com.br

 

Centro de Educação pelo Movimento

www.moventis.com.br

 

Mantenedor do site ginásticas.com, Denis Ribeiro Patrocinio

www.ginasticas.com

 

Site Ilona Peuker

www.ilonapeuker.com

 

 

Agradecimentos aos colaboradores:

Prof° Marco Bortoleto

Claudia Villela

Ariadne Mendes

  

 

      Geísa Bernardes

gebernardes@uol.com.br



AABB Tijuca     Giro - Escola de Ginástica de Rio das Ostras     Flamengo
Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro ® Política de Privacidade   /   Publicidade   /   Mapa do Site       Contato       Facebook       Youtube
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia