Logo
Ginástica Artística Masculina Ginástica Artística Feminina Ginástica Rítmica Ginástica Aeróbica Esportiva Ginástica de Trampolim Ginástica para Todos Ginástica Acrobática
 
Você está em: Inicial > noticias > exibir.php



 
Maximizar


Brasil Embarca com a Seleção de Ginástica Aeróbica para a Gymanasíade, Maior Olimpíada Estudantil do Mundo



11/07/2016

De 11 a 18/07 acontecerá a 16ª Gymnasiade. Cerca de 2000 alunos atletas de 15 a 17 anos, de 33 países da Europa, América e Asia defenderão suas escolas e países em esportes como natação, atletismo, judô, ginásticas e muitos outros em Trabzon, na Turquia. Uma olimpíada bianual organizada pela ISF (Federação Internacional de Escolas) e, no Brasil, pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Estudantil) ligada ao Ministério do Esporte, com o apoio das Federações de Esportes Estudantis dos Estados. A seleção de Ginástica Aeróbica contará com sete atletas e dois treinadores e viajará com todas as despesas custeadas pela CBDE.

Maria Eduarda Poli, Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Aeróbica da CBG declara que "vários países muitos fortes na aeróbica estarão presentes, como a Hungria, campeã na última edição no masculino e em dupla. A Romenia, a França e a Espanha também vão brigar por medalhas. Acredito que o Brasil chegará nas finais em todas as modalidades pois está com um time muito forte." Andrea João, presidente da FGERJ, complementa que, em um ano Olímpico e em uma cidade que sempre respira esporte, ver o Rio de Janeiro representado na Gymnasíade é uma alegria. A delegação do Brasil formada por diferentes cidades, diferentes escolas, de diferentes bairros, de escolas privadas e públicas, de diferentes empresas e federações, representa a nossa crença da união social gerada pelo esporte."

 

INDIVIDUAL FEMININO:

MARIA EDUARDA OLIVEIRA, 16 anos, aluna da E.E. Geraldo Teixeira da Costa, federada do Projeto de Extensão em Ginástica Aeróbica da UFMG. Maria Eduarda é Campeã Pan Americana /Chile 2013.

LUANA BARREIRA, 14 anos, aluna no Colégio Marcos Freitas, federada pelo

Centro Esportivo Ramiro no Rio de Janeiro. Luana Barreira é bronze no Pan Americano do México em 2015. 

 

INDIVIDUAL MASCULINO;

Michael Douglas Teles, 16 anos,  aluno da E.M. Cora Coralina e atleta do Projeto da UFMG - Campeão Individual Sul Americano Peru/2015

Leonardo Dorneles dos Santos, 16 anos, aluno da E.E.Monsenhor Leopoldo Hoff em Porto Alegre/RS,federado pela Franzen Fitness do RS. 

Técnico de Leonardo, Claudio Franzen, cinco vezes campeão mundial e árbitro internacional, mantém na Franzen Fitness um núcleo especial de ginástica, dança, judô e projetos sociais e declara que "a Gymnasiade é o futuro pois é uma olimpíada juvenil que prepara e dá crescimento e maturidade para esses jovens atletas."

 

DUPLA MISTA:

Michael Douglas Teles e Maria Eduarda Oliveira, ambos do Projeto da UFMG.

 

TRIO

Luana Barreira, 14 anos, Maria Eduarda D'Elia, 14 anos e Ana Caroline de Jesus, 16 anos , federadas pelo CER - Centro Esportivo Ramiro/RJ. 

Maria Eduarda Oliveira, 16 anos, Eduarda Celestino Azevedo, 15 anos e Michael Douglas Teles, 16 anos, Projeto de Extensão da UFMG. Maria Eduarda foi Ouro em Trio no Open da França/2015.

Para Katia Lemos, professora doutora da UFMG e técnica dos atletas de Minas classificados nas categorias individual feminino e masculino, dupla e trio “ o projeto de extensão em aeróbica da UFMG reconstrói o sonho interno". Restabelece ou cria auto estima, desenvolve a auto confiança e dá oportunidade para que os jovens conheçam o mundo. "Temos casos de crianças que viviam em situação de risco, que iniciaram no projeto, cresceram, viveram a adolescência e, à beira da idade adulta, planejam morar fora do Brasil. Eles passam a ser donos da própria história”. Katia criou e coordena o Projeto de Extensão em Aeróbica da UFMG há 20 anos. Já atendeu mais de 500 crianças e adolescentes e formou cerca de 30 atletas de nível internacional.

Ramiro Lima, diretor do CER-ESPORTES, Centro Esportivo Ramiro declara que para classificar atletas para o individual, trio e grupo fez um plano de treinamento especial de 4h/dia, 6x/semana durante os últimos 4 meses. "A equipe queria muito, treinou muito, superou lesões e todas as dificuldades de deslocamento ou falta de tempo livre para ter dedicação total aos estudos e ao esporte. Foi assim que conseguimos a sonhada classificação. Agora é treinar mais para fazer bonito na Turquia pois o legado dessa competição ficará para a vida toda. Não ganha apenas o atleta, mas a modalidade fica mais forte e caminha com ainda mais força para a campanha de ser Olímpica."

 

TÉCNICOS:

Luiz Ramiro Lima - Diretor CER-Centro Esportivo Ramiro que desenvolve atividades esportivas opcionais, extra classe em escolas da rede particular no Rio, Brasília e Caxias. Árbitro internacional, ex atleta, campeão brasileiro de ginástica artística e aeróbica, bronze em dupla, com Luamar Martin, no World Championship em Las Vegas/2013.

Katia Lemos - Professora Doutora da UFMG, criadora e coordenadora do Projeto de Extensão em Aeróbica da UFMG há 12 anos, pesquisadora e respeitada treinadora, ex atleta, técnica e árbitra internacional.

 

ÁRBITROS:

Luamar Martin - campeã da Copa Open Japan , duas vezes campeã Pan Americana e Sul Americana , tri campeã brasileira e árbitra internacional, Luamar vive o mundo da aeróbica desde os 12 anos. Hoje também é graduada em

Educação Física, auxiliar técnica da Seleção de Ramiro Lima e professora do CER- Esportes, Centro Esportivo Ramiro.

Claudio Franzen - é graduado em educação física , cinco vezes campeão mundial de aeróbica, árbitro internacional , diretor da Franzen Fitness que atua no treinamento em alto rendimento em Aeróbica e em trabalha com muitos outros esportes , além de desenvolver um forte trabalho social e político na região de Porto Alegre /RS. Foi um dos condutores da chama olímpica para a Rio 2016. 

Técnicos, árbitros  e atletas sabem que a Gymnasíade é uma oportunidade única. A oportunidade de vivenciar uma olimpíada. A maioria jamais teria a condição financeira de pagar as despesas de uma viagem como essa. Será uma experiência que ficará para sempre marcada nas suas vidas.

Fotos Crédito: Ivan Ferreira - Melogym

 

 



AABB Tijuca     Giro - Escola de Ginástica de Rio das Ostras     Flamengo
Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro ® Política de Privacidade   /   Publicidade   /   Mapa do Site       Contato       Facebook       Youtube
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia