Logo
Ginástica Artística Masculina Ginástica Artística Feminina Ginástica Rítmica Ginástica Aeróbica Esportiva Ginástica de Trampolim Ginástica para Todos Ginástica Acrobática
 
Você está em: Inicial > modalidades > ginastica-ritmica > historia.php



Índice   |   História   |   Informações Técnicas   |   Inscrições   |   Provas   |   Regulamento   |   Resultados

Ginástica Rítmica - História

Por Ingeborg Ingrid Crause

A Ginástica Rítmica Desportiva tem suas raízes na Ginástica Moderna, que nasceu na Europa Central no início do século XX, simultaneamente com a evolução do movimento artístico, porém, com a sua origem e o seu ponto de partida na eclosão de idéias do século XIX, através do resultado de observações científicas do ensino do movimento, da terapia respiratória e relaxamento, da educação musical e da dança, como também, as influências da psicologia, pedagogia, sociologia, biologia e anatomia.

Para que se possa compreender a grande evolução e tendência rítmica, plástica e expressiva da Ginástica Moderna como resultado de um movimento renovador, no qual se processaram reações contra sistemas e métodos de ginástica, foram as atividades impostas ao espírito através da limitação e opressão. Seu principal objetivo foi divulgar e difundir as novas técnicas da Ginástica Moderna através de demonstrações principalmente na Alemanha, Áustria, Suíça, Suécia e outros.

Segundo Jacquot (1980) o processo evolutivo da Ginástica Moderna (GM) como modalidade esportiva deu-se em 1948, quando a antiga U.R.S.S., organizou pela primeira vez uma competição.

Em 1962, durante o 41º Congresso da Federação Internacional de Ginástica (FIG), realizado em Piaga, a Ginástica Moderna tornou-se reconhecida e independente como modalidade esportiva, e nesta oportunidade foi aprovada a realização em 1963 do I Campeonato Mundial na cidade de Budapest, Hungria.

Seguiram-se a partir desta data Campeonatos Mundiais de 2 em 2 anos até 1992, quando mudaram a forma destes eventos, passando a ter campeonatos anualmente conforme regulamentação específica.

No âmbito internacional a modalidade foi chamada de Ginástica Moderna (1963), Ginástica Rítmica Moderna (1972) e Ginástica Rítmica Desportiva (G.R.D. 1975), sendo esta última decidida e votada por unanimidade na Assembléia Técnica do 53º Congresso da FIG em Berna, Suíça.

Em importante reunião do Comitê Olímpico Internacional realizado em Moscou de 15 a 18 de Julho de 1980, ficou decidido que a partir dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, a G.R.D. figuraria no programa olímpico, tornando-se desta forma um desporto olímpico.

No Brasil este movimento renovador da liberação corporal teve como principal divulgadora a Professora Ilona Peuker, cujo trabalho de propagação deu-se através de cursos e demonstrações em várias cidades do país, obtendo em todas as oportunidades extraordinário sucesso com seu Grupo Unido de Ginastas (GUG).

Com esta ação educativa foi incentivado também o trabalho competitivo. Em 1968, a então Federação Carioca de Ginástica organizou uma competição para classificar as ginastas em diferentes categorias de performances, tornando-se este fato importante para a base das futuras competições, que passaram a se constituir de provas individuais e de conjunto.

Em nível nacional o primeiro campeonato brasileiro foi em 1971, promovido pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com a participação das Federações Carioca, Fluminense e Mineira.

No âmbito estudantil, a Ginástica Moderna surge pela primeira vez nos I Jogos Estudantis Brasileiros (JEBS) em 1969, na cidade de Niterói, com uma série obrigatória de cocos.

Atualmente são realizados eventos com aparelhos não oficiais como faixas, bandeiras, lenços, instrumentos típicos do folclore etc., como também aparelhos oficiais: corda, arco, bola maças e fita.


AABB Tijuca     Giro - Escola de Ginástica de Rio das Ostras     Flamengo
Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro ® Política de Privacidade   /   Publicidade   /   Mapa do Site       Contato       Facebook       Youtube
Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia